28 de setembro de 2008

Lince Ibérico





O Lince Ibérico e também conhecido por Lynx pardinus, e um animal da família dos felídeos.
Encontra-se normalmente em Espanha e Portugal, procura abrigos em bosques ou matagais mediterrânicos.
Alimenta-se quase exclusivamente de coelhos-bravos, mas pode também completar a sua alimentação roedores, aves e crias de cervídeos, Precisa de um coelho por dia para satisfazer os seus requerimentos de energia.
O seu comprimento e de 80 cm até 110 cm, mais a cauda de cerca de 11 cm a 13cm, e pesa entre 10 a 13 kg.
O Lince Ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo, encontra-se classificado como a espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Também se encontra protegido pela Convenção de Berna e pela Convenção que regulamenta o Comércio de Espécies Selvagens, sendo considerado pela Directiva Habitats como uma espécie prioritária. As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos.
O Lince Ibérico é sobretudo nocturno e caça ao primeiro sinal da aurora. É bom trepador e pode atravessar a nado longos cursos de água. Tem uma visão extremamente aguda e persegue a sua presa ao longo de grandes distâncias. Geralmente é um animal solitário mas já foi observado a caçar em grupos. A presa é geralmente levada a uma distância considerável antes de ser comida, sendo os restos enterrados.

Fontes: